Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Perguntas frequentes
Início do conteúdo da página

Perguntas frequentes

Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2013, 19h35 | Última atualização em Terça, 15 de Julho de 2014, 16h12

Nesta seção são divulgadas as perguntas frequentes sobre o IFTO - Campus Araguatins e ações no âmbito de sua competência.

O Instituto Federal é igual a uma universidade federal?

 Apesar de ambos serem autarquias federais, possuem atuações diferentes. Uma universidade federal atua apenas com cursos superiores, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação. Já os institutos federais atuam na formação básica, técnica e tecnológica, oferecendo também cursos de qualificação, técnicos, de graduação e pós-graduação.

Quais os tipos de cursos que o IFTO - Campus Araguatins oferece?

O Campus Araguatins do IFTO oferece desde cursos de qualificação até cursos técnicos e de graduação. Todos os cursos são gratuitos.

O que é um curso de qualificação?

Chamados de cursos de formação inicial e continuada (FIC), são cursos de curta duração voltados ao aperfeiçoamento e qualificação para todos os níveis de escolaridade, ofertados nas diferentes áreas profissionais. O processo seletivo depende de cada curso, mas pode ser por sorteio público ou análise socioeconômica.

O que são cursos voltados a Educação de Jovens e Adultos (Proeja)?

São cursos de educação profissionalizante integrados à educação básica que fazem parte do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). O programa, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), tem como princípio educativo o trabalho, a partir da formação profissional com escolarização para jovens e adultos. Neste curso, o aluno conclui o Ensino Fundamental ou Médio junto com um curso de qualificação ou técnico. O processo seletivo é por análise socioeconômica ou sorteio público.

O que são os cursos técnicos?

São cursos de nível médio que objetivam capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo. Acesso imediato ao mercado de trabalho é um dos propósitos dos que buscam este tipo de curso, além da perspectiva de requalificação ou mesmo reinserção no setor produtivo. Os cursos técnicos são oferecidos nas seguintes formas: integrado, concomitante e subsequente.

Integrado: em que o aluno faz o curso técnico junto com o Ensino Médio no IFTO. Para fazer, é necessário ter Ensino Fundamental completo e a seleção é por meio de uma prova.

Concomitante: em que o aluno faz o Ensino Médio em uma outra instituição de ensino e o curso técnico no IFTO. Para fazer, é necessário está cursando no mínimo a segunda série do Ensino Médio e a seleção é por meio de uma prova.

Subsequente: em que o aluno já concluiu o Ensino Médio e só faz o curso técnico no IFTO. A seleção é por meio de prova.

Quais os cursos de graduação oferecidos pelo IFTO?  

O IFTO - Campus Araguatins oferece duas modalidades de Graduação:

Licenciatura: Temos dois Cursos de Licenciatura, em Ciências Biológicas e em Computação. Os cursos de Licenciatura são cursos de nível superior de graduação plena destinado à formação de professores para atuação nas diferentes etapas e modalidades da educação básica. O processo seletivo é por prova de vestibular.

Bacharelado: São cursos superiores que formam profissionais para áreas específicas, como é o caso do curso de Agronomia. O processo seletivo é por prova de vestibular. 

Após ser aprovado no Vestibular ou Seletivo, para fazer matrícula em um dos cursos, preciso estar munido de quais documentos?

  • Original e fotocópia da carteira de identidade;
  • Original do histórico escolar do ensino médio concluído ou equivalente (Técnico Subsequente e Superiores);
  • Original do histórico escolar do ensino fundamental concluído ou equivalente (Técnico Integrado/Proeja);
  • Original e fotocópia do título de eleitor (para os maiores de 18 anos);
  • Original e fotocópia do documento que comprove sua situação com o Serviço Militar, para os maiores de 18 anos do sexo masculino;
  • 02 (duas) fotos 3 x 4 – de frente, idênticas e recentes.
  • Original e fotocópia do CPF – Cadastro de Pessoa Física.

Sou aluno e quero me inscrever em um dos programas de assistência estudantil do IFTO, como proceder?

Entrar em contato com o assistente social do seu campus, o qual lhe dará maiores informações sobre os critérios para inclusão e o funcionamento dos programas. É possível tirar dúvidas com a Assistência Estudantil pelo e-mail agelamariamp@ifto.edu.br. Atualmente, o Campus Araguatins oferta aos seus alunos bolsas assistenciais, a fim de garantir o seu ingresso, permanência e conclusão na instituição de forma satisfatória, como auxílio-moradia, transporte, creche e alimentação, além das bolsas de estudo e de iniciação profissional. 

O que é o PRONATEC e quem pode participar dos cursos oferecidos?

O Pronatec é um Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, do governo federal. Os interessados nos cursos deverão ser alunos matriculados nas redes públicas ou pessoas inscritas em qualquer programa de transferência de renda federal, estadual ou municipal, como bolsa família, salário desemprego, os que vivem em assentamento, indígenas e jovens em conflito com a lei.

Como fazer a matrícula para os cursos do PRONATEC?

Por meio das secretarias de estado ou município que estejam inscritas no CAD Único, pelo Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC). Conferir maiores informações em edital divulgado no site.

Os cursos do Pronatec são gratuitos?

O objetivo do Pronatec é qualificar e promover a autoestima em todos, então o Ministério da Educação irá financiar todo esse programa e os inscritos terão material escolar, alimentação e transporte garantidos pelo governo federal através de uma bolsa.

Qual a diferença entre os cursos Concomitantes e FIC oferecidos pelo Pronatec?

Os cursos concomitantes são destinados a todos que estão cursando o ensino médio regular em uma instituição pública, pois irão fazer em paralelo o ensino Técnico. Já o FIC (Formação Inicial Continuada) é para atender as pessoas que estão há muito tempo afastadas da escola e que queiram obter uma qualificação para o trabalho.

 

 

Fim do conteúdo da página