Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Acadêmicos do Campus Araguatins são premiados em evento internacional destinado a licenciaturas
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Acadêmicos do Campus Araguatins são premiados em evento internacional destinado a licenciaturas

Entre os dias 04 e 08 de dezembro, acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Computação e Bacharelado em Agronomia, juntamente a alguns professores do Campus Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), participaram do IV Congresso Internacional de Licenciaturas (COINTER-PDVL)/ II JORLIC e II Seminário Institucional do Pibid/IFRN, na cidade de Natal-RN.

  • Publicado: Segunda, 18 de Dezembro de 2017, 14h06
  • Última atualização em Segunda, 18 de Dezembro de 2017, 14h06

1

A delegação do Campus Araguatins não ficou limitada somente a apresentação de trabalhos, mas trouxe e sua bagagem de volta três premiações. Paula Meirelles Lopes da Silva conquistou o 3º lugar na modalidade apresentação oral, Fabio Rolvander Mendes de Sousa e Ana Claudia Teixara 3º lugar na modalidade relato de experiência.

2

Para a acadêmica, Ana Claúdia Texeira, participar de eventos que incentivam a formação do docente como COINTER DPVL, é como adicionar mais um degrau na educação, é enxergar a possibilidade de construir um novo mundo a partir de experiências compartilhadas. “Se algum dia eu puder dizer que sinto realizada profissionalmente, tenho certeza que a experiência de ter conquistado um prêmio em um evento essencial em minha formação, terá um papel fundamental”, enfatizou a estudante premiada.

O objetivo do projeto de viagem para o congresso, consistiu em proporcionar a participação de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) de Biologia e Computação no evento, e garantir a eles o envolvimento em discussões novos desafios e perspectivas das atividades docentes. Dentro da programação, além das licenciaturas, existia uma área destinada às ciências agrária: o PDVA, onde acadêmicos do Curso de Agronomia puderam compartilhar experiências.

Entre várias atividades como conferência, minicursos e mesa-redonda, os participantes, também, apresentaram trabalhos como: apresentação oral e banner.  Sendo que frande parte dos trabalhos estava voltada a compartilhar experiências vividas durante as ações aplicadas no Pibid e Estágio Supervisionado.

“Entre os 1.500 trabalhos apresentados no evento, 50 eram nossos, e destes, 3 receberam a premiação. O Pibid é uma oportunidade de vivenciar a atividade docente de forma dinamizada. Nossos acadêmicos estão de parabéns por todos os trabalhos apresentados. Tiveram a oportunidade de mostrar lá fora belos trabalhos, que não só o Pibid, mas que o Campus Araguatins também oferece, por meio, dos cursos de graduação. Fomos bem elogiados durante as apresentações e essa é a maior recompensa, que podemos receber entre tantos trabalhos envolvidos”, declarou a professora, Janaina Costa, uma das responsáveis por coordenar a viagem da delegação do Campus Araguatins.

O Congresso

O COINTER-PDVL apresentou como tema de 2017: Políticas Educacionais e Suas Interfaces: Desafios e Perspectivas na Construção de Sociedades Sustentáveis. O evento é uma realização do Programa Internacional Despertando Vocações para Licenciaturas – PDVL, que tem compromisso com a democratização do conhecimento e com uma Educação de qualidade e tem como objetivos: discutir os caminhos e perspectivas dos estudos na área de Formação de Professores; divulgar os conteúdos e resultados de pesquisas; estabelecer trocas de experiências entre docentes investigadores do Brasil e do exterior, contribuir na formação dos estudantes de licenciatura e estimular a geração de novas redes de cooperação multicêntricas. A intenção é, dessa forma, estimular, numa perspectiva plural, conversações e reflexões sobre as práticas docentes, em diversos âmbitos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página